Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ministra Luciana Lóssio toma posse no TSE

Luciana Lóssio toma posse como ministra substituta na classe dos advogados no TSE. Brasilia/DF 25/10/2011 

Luciana Lóssio

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, empossou nesta terça-feira (25) a advogada Luciana Lóssio como ministra substituta do Tribunal. Luciana Lóssio é a primeira mulher nomeada para o cargo de ministro na vaga reservada aos juristas. A solenidade de posse foi realizada no gabinete da Presidência da Corte.

Ao empossar Luciana Lóssio no cargo de ministra substituta do TSE e dar as boas-vindas em nome do Tribunal, o ministro Ricardo Lewandowski afirmou que ela reúne todas as qualidades para ser uma excelente magistrada e trará uma grande contribuição à Corte.

“É a primeira mulher que representa a classe dos advogados neste Tribunal Superior Eleitoral. Ela preenche todos os requisitos constitucionais, sobretudo o de notável saber e reputação moral ilibada, conforme reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal e pela excelentíssima senhora presidente da República”, disse o presidente do TSE, que, em seguida, entregou a Luciana Lóssio a carteira de ministra substituta na Corte na vaga reservada aos juristas.

A empossada agradeceu a todos os presentes e disse que se sentiu muito honrada em fazer parte da lista tríplice de advogados, elaborada pelo STF, com indicações ao cargo de ministro substituto no TSE e, mais ainda, com a nomeação para a vaga.

“Eu farei todo o esforço que me for humanamente possível para honrar este cargo, para honrar a Justiça Eleitoral, que vem desempenhando um extraordinário trabalho de consolidação da nossa democracia representativa, de valorização da soberania popular e de consolidação das nossas instituições republicanas. Sei que a minha responsabilidade aqui é muito grande, porque, como o ministro presidente bem disse, eu sou a primeira mulher a integrar a Corte na vaga dos juristas”, disse.

A ministra Luciana Lóssio afirmou ainda que vai “buscar o exemplo” nas ministras integrantes do TSE, como a vice-presidente do Tribunal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Nancy Andrighi e Laurita Vaz. E acrescentou: “A vida me ensinou a cumprir os compromissos que me foram impostos, a enfrentar os desafios que aparecem. Quero dizer que honrarei esta toga como tenho honrado a minha beca”.

A nova ministra substituta do TSE recebeu das mãos de Yara Lewandowski, mulher do presidente do TSE, um buquê de flores como homenagem da Corte.

Compareceram à solenidade de posse o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o presidente da Comissão de Ética da Presidência da República e ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, o procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel, ministros e ex-ministros do TSE e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), parlamentares, conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e diversos advogados.
Agência de notícias da Justiça Eleitoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário