Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Aos 48, morre técnico chamado de 'rei do Nordeste'

Maurício Simões durante treino do Santa Cruz em 2006
 
O técnico Maurício Simões, que comandou mais de 20 times de futebol do Nordeste, morreu aos 48 anos na noite de terça-feira (18) em Aracaju.

Simões havia sofrido um infarto do miocárdio na tarde de domingo (16) e estava internado na UTI de um hospital da capital sergipana. Na segunda-feira, ele chegou a passar por um cirurgia cardiovascular, que durou 10 horas.

Segundo o Hospital de Cirurgia, em Aracaju, a causa da morte foi falência de múltiplos órgãos. 
Batizado como José Maurício Fernandes Simões, o treinador nasceu em Recife em 1963. Na década de 80, cursou Educação Física na Universidade de Pernambuco.

Como técnico, Simões comandou diversas equipes da região Nordeste, entre elas a do Central (PE), ABC (RN), ASA (AL), Moto Clube (MA), Ferroviário (CE), Confiança (SE), Treze (PB), Campinense (PB) e CRB (AL).

Foi apelidado de "Rei do Nordeste" pela imprensa da região por causa da conquista de 12 títulos estaduais nos Estados do Piauí, da Paraíba e de Sergipe entre 1994 e 2006.

Em 2006, Simões comandou a equipe do Santa Cruz (PE) na Série A do Campeonato Brasileiro. Após ser derrotado em Recife pelo São Paulo, na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico deixou o cargo.

No início do mesmo ano, quando comandava o Treze, com sede em Campina Grande (PB), o técnico provocou polêmica pouco antes de uma partida contra o Botafogo, de João Pessoa, ao afirmar que a capital paraibana era o "quintal de Recife".

A provocação fez a Câmara Municipal de João Pessoa declarar o técnico persona non grata na cidade. Apesar da declaração, Simões chegou a assumir o cargo de técnico do Botafogo em 2009.

A última equipe comandada por Simões foi a do Salgueiro (PE), que disputa a Série B do Brasileirão. O técnico deixou o time em agosto.

Na tarde de quarta-feira, o corpo de Simões estava sendo velado. 
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário