Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dilma sugere que Orlando Silva peça demissão hoje mesmo

  
O ministro do esporte Cai ou não cai? É uma questão de tempo...

RIO E BRASÍLIA - Diante das denúncias de um suposto esquema de desvio no Ministério do Esporte para abastecer o caixa do PCdoB, a presidente Dilma Rousseff considera a situação do ministro Orlando Silva insustentável e sugeriu a ele que peça demissão ainda nesta sexta-feira, segundo informou o colunista Jorge Bastos Moreno em seu Twitter

Assegurando que o cargo permanecerá com o PCdoB, Dilma disse ao ministro para entregar o cargo antes que as revistas do fim de semana cheguem às bancas. Mas, segundo o colunista Ricardo Noblat, a Comissão Política do PCdoB se reuniu e decidiu que Orlando não atenderá o pedido da presidente e que só deixa o governo se for demitido . Ele teria como provar que certas entidades e organizações não governamentais favorecidas com verbas do ministério não são ligadas ao PCdoB como se diz, mas ao PT.
A presidente, que chegou a condenar o 'apedrejamento moral' de Orlando , já fez várias consultas e concluiu que não tem condições políticas de mantê-lo no cargo, mesmo com as explicações dadas em audiências na Câmara e no Senado , em que ele negou participação no suposto esquema. Dilma já avaliava que os depoimentos não foram suficientes para afastar a pressão política pela saída de Orlando. Nesta sexta-feira, o Palácio do Planalto pediu para o ministro não sair de Brasília. Isso porque a presidente deseja ter um encontro com ele "a qualquer momento". 

Havia a possibilidade de ele participar de um encontro do PCdoB, no Rio de Janeiro, nesta sexta à noite. A conferência do partido será transformada num ato de apoio ao ministro. 





Dilma chegou na noite de quinta-feira da viagem de cinco dias à África e, em seguida, reuniu-se no Palácio da Alvorada com os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e José Eduardo Cardozo (Justiça) para discutir a crise política gerada pelas denúncias de irregularidades que envolvem o ministro do Esporte. A reunião terminou pouco antes da meia-noite e os ministros saíram sem falar com a imprensa.
Impressiona tantos ataques sem qualquer prova
Ainda na tentativa de permanecer no cargo, o ministro disse na madrugada desta sexta-feira, por meio do Twitter, que preparou um relatório para refutar as "mentiras publicadas desde o fim de semana".

Sem confirmar se teria uma audiência com a presidente, Orlando postou no microblog:
"Preparei um relatório com mentiras publicadas desde fim de semana. Impressiona tantos ataques sem qualquer prova. Até!".
Perfil do ministro Orlando Silva no Twitter 

O Planalto agora tenta costurar uma saída honrosa, e, dentro dessa linha, manter o PCdoB com a pasta. Nas palavras de um interlocutor do governo, a solução seria "manter o time, mas mudar o técnico".
 
AGU apresenta queixa-crime contra delator do suposto esquema

Em outra mensagem postada no Twitter, o ministro se refere à queixa-crime que a Advocacia Geral da União (AGU) apresentou na Justiça de São Paulo contra João Dias, delator do suposto esquema de desvios do programa Segundo Tempo por meio de organizações não governamentais, e contra o motorista Célio Soares Pereira, que disse ter entregado dinheiro pessoalmente a Orlando Silva na garagem do ministério. Em oito anos, o esquema teria desviado R$ 40 milhões.

"Hoje, a Advocacia Geral da União apresentou uma queixa-crime em minha defesa, contra os caluniadores. E eles podem ser presos", postou Orlando.
O ministro contou ainda que está lendo a biografia de Nelson Mandela e que o livro se trata de "uma aula de resistência e combatividade". 
O globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário