Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Roberto Burle Marx uma paisagem em sua vista...

por Joacy Alemão

Palácio dos Leões

Nasceu em São Paulo, a 4 de agosto de 1909, passando a residir no Rio de Janeiro a partir de 1913. De 1928 a 1929 estudou pintura na Alemanha, tendo sido freqüentador assíduo do Jardim Botânico de Berlim, onde descobriu, em suas estufas, a flora brasileira.Seu primeiro projeto paisagístico foi para a arquitetura de Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, em 1932, passando a dedicar-se ao paisagismo, paralelamente à pintura e ao desenho.
Em 1955 fundou a empresa BURLE MARX & CIA LTDA., pela qual passou a elaborar projetos de  paisagismo, fazer a execução e manutenção de jardins residenciais e públicos. Desde 1965, até seu falecimento, contou com a colaboração do arquiteto Haruyoshi Ono
Roberto Burle Marx faleceu no dia 4 de junho de 1994, no Rio de Janeiro, aos 84 anos.
No ano em que faria 102 anos os maranhenses precisam também prestar uma homenagem ao grande paisagista brasileiro de Roberto Burle Marx, ele deixou um grande trabalho aqui nos anos 70 o projeto espelho dágua e as palmeiras que é uma grande atração nos jardins do Palácio dos Leõese , sede do governo do Maranhãoa.A internet através do site de buscas goole fez uma homenagem  ao paisagista brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário