Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O médico do Vasco, Clóvis Munhoz explica como ocorreu a operação em Ricardo Gomes .

Médico do Vasco, Clóvis Munhoz.
 Operação durou três horas

O técnico passou mal durante o segundo tempo do clássico no Engenhão. Levado por uma ambulância, ele chegou no Hospital Pasteur, no Méier, desorientado e apresentando alguns sintomas decorrentes do AVE: não conseguia mexer o lado direito do corpo (nem braço nem perna) e estava com pitose palpebral (olho caído). Sua pressão chegou a subir para 19 por 12. O normal é 12 por 8. Segundo um médico do hospital, houve um derrame de cerca de 70ml de sangue do lado direito do cérebro, consequência do rompimento de um vaso sanguíneo.

Ricardo Gomes foi operado pelo cirurgião José Antônio Guasti por aproximadamente três horas. A cirurgia foi considerada bem-sucedida. O médico não deu entrevista. Quem falou foi o médico do Vasco, Clóvis Munhoz.


- É um caso grave, que inspira cuidados. Ele está entubado para que não haja dano maior e fique em repouso, o que agora é fundamental. Os médicos disseram que as próximas 72 horas serão importantes para esclarecer melhor o caso do treinador - afirmou.
Munhoz disse que se Ricardo Gomes sofrer alguma sequela, isso poderia ser revertido com fisioterapia.
 - Se tiver sequela, não quer dizer que não possa ser reversível.

Durante a noite e a madrugada, jogadores do Vasco, como Felipe e Fernando Prass, foram ao hospital para prestar solidariedade à família e buscar informações sobre o estado de saúde de Ricardo Gomes. O presidente do clube, Roberto Dinamite, também esteve no hospital, assim como o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo.

O Fluminense, clube em que Ricardo Gomes iniciou a carreira de jogador em 1982 e pelo qual conquistou o tricampeonato carioca entre 83 e 85 e o título brasileiro de 1984, divulgou uma nota em que diz que "se une aos familiares, atletas e admiradores do técnico Ricardo Gomes, na torcida para que ele tenha uma pronta recuperação do acidente vascular cerebral hemorrágico sofrido na tarde deste domingo".

Na internet, torcedores de todos os clubes se uniram numa corrente pela saúde do técnico. A hastag "forçaricardogomes" chegou a ficar em primeiro lugar nos trending topics mundial do Twitter no domingo. No hospital, muitos torcedores passaram gritando "Força, Ricardo".
Munhoz disse ainda que não existe qualquer previsão para que Ricardo Gomes volte a treinar o time. No ano passado, quando treinava o São Paulo, o técnico sofreu uma isquemia leve e ficou alguns dias afastado do clube.

- Não temos a menor noção de quando ele vai poder voltar, mas esperamos que seja o mais rápido possível - afirmou o médico.
o globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário