Powered By Blogger

terça-feira, 8 de maio de 2012

Perto do fim do prazo para tirar o título, Justiça Eleitoral registra 500 mil atendimentos

Foto com urna eletrônica, além de título e identidade de eleitor que acompanhou matéria sobre títulos eleitorais cancelados, publicada no site do TRE/BA
Título eleitoral

As mais de três mil unidades de atendimento da Justiça Eleitoral distribuídas por todo o país (cartórios, postos eleitorais e centrais de atendimento) receberam nesta segunda-feira (7), no antepenúltimo dia de alistamento eleitoral para as Eleições 2012, mais de 500 mil requerimentos, entre alistamento, transferência de domicílio, revisão de dados cadastrais e pedidos de segunda via de título. A informação é da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O prazo para os eleitores brasileiros regularizarem o título para votar em outubro termina nesta quarta-feira (9). O eleitor nesta situação deve procurar o cartório eleitoral mais próximo. Esse também é o prazo fixado pelo Calendário Eleitoral para quem vai tirar o título pela primeira vez ou transferir o local de votação para outro município ou zona eleitoral. O eleitor com deficiência e os idosos também têm até o dia 9 para pedir transferência para uma seção especial, de fácil acesso.

O movimento registrado na segunda-feira confirma a tendência verificada pela Justiça Eleitoral em anos anteriores, segundo a qual há extrema concentração de atendimentos nos cartórios eleitorais nos últimos dias do prazo de alistamento.

Título Net

Para agilizar o atendimento, antes de ir ao cartório o eleitor pode solicitar sua inscrição ou transferência pela internet no site www.tse.jus.br na opção “Eleitor - Pré-atendimento eleitoral”. Trata-se do sistema Título Net, que permite preencher os dados pela internet, bastando apenas comparecer posteriormente às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral com a documentação exigida para receber o título. Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado. É importante lembrar que o protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral. O documento informa somente o número e a data da solicitação e é emitido apenas para agilizar o atendimento na unidade da Justiça Eleitoral.

Documentação

O interessado em tirar o título pela primeira vez deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua região, levando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. É importante lembrar que a carteira de habilitação e o passaporte não serão aceitos para o fim de identificação de quem procurar a Justiça Eleitoral para tirar o título de eleitor. Para transferência, basta levar o documento de identidade com foto e o comprovante do novo endereço.
TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário