Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de maio de 2012

TSE realiza audiência pública sobre redistribuição do número de deputados

Ministra Cármen Lúcia
 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza na próxima segunda-feira (28) audiência pública para debater a eventual redistribuição do número de vagas de deputados federais, estaduais e distritais no país. A audiência ocorrerá das 14h às 18h, no Auditório I do TSE, em Brasília-DF. Caso seja necessário, os trabalhos poderão ser estendidos até o dia seguinte, terça-feira (29).

A decisão de convocar a audiência pública foi tomada na sessão administrativa do TSE do último dia 22 de março, quando os ministros da Corte analisaram pedido da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas para a redefinição das bancadas.

Relatora do processo que discutirá o assunto, a ministra Nancy Andrighi divulgou nesta quarta-feira (23) a lista dos inscritos para falar na audiência pública que examinará a questão.

Legislação

Cabe à Justiça Eleitoral redefinir o número de deputados de acordo com a proporção de cada uma das populações nos Estados. De acordo com o artigo 45 da Constituição Federal, o número total de deputados, e a representação por Estado e pelo Distrito Federal devem ser estabelecidos "por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma das unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de 70 deputados”.

A Lei Complementar nº 78, de 30 de dezembro de 1993, estabelece que o número de deputados não pode ultrapassar 513 e que cabe ao IBGE fornecer os dados estatísticos para a efetivação do cálculo. Feitos os cálculos, o TSE deve encaminhar aos Tribunais Regionais Eleitorais e aos partidos políticos o número de vagas a serem disputadas.

Informações adicionais sobre a audiência pública podem ser obtidas no hotsite do evento.

Dúvidas devem ser enviadas ao e-mail audienciapublica2012@tse.jus.br.

Veja a relação dos habilitados e a ordem dos trabalhos da audiência pública no dia 28.
  
Leia mais:



TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário