Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Joãosinho Trinta, teve um enterro digno das estrelas

Após cortejo, acompanhado por uma multidão de populares, caixão de Joãosinho Trinta chega ao Gavião




Após o velório de “ilustre desconhecido”, o carnavalesco Joãosinho Trinta, teve um enterro digno das estrelas. 
Aproximadamente 1500 pessoas, entre políticos, personalidades da cultura e populares participaram do enterro no artista no Cemitério do Gavião, em São Luís, nesta segunda-feira (19). Trinta foi sepultado com honras militares, digna de chefes de Estado.

Depois do velório, que aconteceu durante todo o domingo (18) e a manhã desta segunda no Museu Histórico e Artístico da cidade, o corpo do carnavalesco desfilou em um carro aberto do Corpo de Bombeiros pelas principais ruas da capital maranhense. Dezenas de veículos participaram do percurso, enquanto um carro de som tocava os samba-enredos da Beija-Flor, onde Joãosinho trabalhou por 15 anos.
Aproximadamente 1500 pessoas, entre políticos, personalidades da cultura e populares participaram do enterro

Durante todo o percurso, milhares de populares aplaudiram o cortejo fúnebre em homenagem ao carnavalesco. O comerciante Paulo César Gomes acordou cedo nesta segunda-feira e colocou em frente à sua loja um aparelho de som tocando sambas da Beija-Flor como forma de prestar sua última homenagem. Ele acompanhou todo o cortejo a pé, com recortes de jornais falando sobre o carnavalesco. 

“Ele fez muito para o Brasil e o Maranhão. Merece essa homenagem”, disse. 

O trajeto foi acompanhado também por algumas manifestações artísticas locais, entre elas o bloco Tradicional Reis da Liberdade, as escolas de sambas locais Turma do Quinto e Favela do Samba e o grupo Fuzileiros da Fuzarca, uma turma de samba formada por idosos com mais de 100 anos de história no Maranhão.

A governadora Roseana Sarney (PMDB), que lamentou a morte por meio de nota oficial e decretou luto oficial no maranhão por três dias, não compareceu ao enterro mas prestou solidariedade até o final do velório. O ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), participou do enterro como representante da presidenta Dilma Rousseff (PT). A presidenta mandou uma coroa de flores em homenagem ao músico. “Ele contribuiu com o que o maranhense tem de melhor. O carnaval recriado por Joãosinho foi fundamental para o fomento do turismo brasileiro”, declarou Vieira.
Populares em frente ao túmulo de Joãosinho Trinta

Na chegada ao cemitério do Gavião, Joãsinho foi recebido com mais aplausos e com uma bateria de samba. Antes do sepultamento, Neguinho da Beija-Flor, a porta-bandeira Selminha Sorriso, a ex-passista Pinah, outros membros da escola, populares, artistas, políticos cantaram juntos o samba-enredo do carnaval de 2012 – a escola fará uma homenagem ao 400 anos de São Luís. Joãosinho, de consultor, será reverenciado no desfile da agremiação. Muitos choraram. 

Pinah, ex-passista e ex-destaque da Beija-Flor, tem  Joãosinho Trinta como um mentor. “Em todos os enredos dele, nos 17 anos que estivemos juntos na Beija-Flor, eu sempre fui destaque. Aprendi tudo com ele, até a costurar. Vai ficar um vazio”. Emocionado, Neguinho revelou que tinha o carnavalesco como um grande professor. “Joãosinho me ensinou tudo. Ele dizia que o samba é uma família e assim eu vejo o samba até hoje.”
Integrantes da Beija-Flor prestam as últimas homenagem ao carnavalesco.

O carnavalesco morreu no sábado (17), às 9h55, aos 78 anos. Ele estava internado desde o dia 3 de dezembro, no Hospital UDI, na capital maranhense, com pneumonia e insuficiência respiratória. O artista faleceu em decorrência de um agravamento no quadro de pneumonia, infecção urinária e choque séptico.
Por Wilson Lima, do iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário