Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Após pressão, governo paga reajuste aos professores aposentados

"na base da pressão e da cobrança pública".


O governo do Estado finalmente emite contracheques do mês de dezembro assegurando o pagamento do reajuste salarial, com base no piso nacional, aos aposentados da rede estadual de educação, depois de gerar oito dias de suspense e tensão entre a categoria, que foi excluída, inicialmente, sem qualquer justificativa, do pagamento oficial do reajuste, efetuado no último dia 12, porém, somente para os professores em atividade nas escolas.

Atendendo a convocação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), os aposentados lotaram a entidade, na tarde desta quinta-feira, 20, onde construíram uma agenda de atividades para cobrar publicamente do governo o pagamento do reajuste. Na ocasião eles desabafaram a indignação com o fato de terem sido excluídos da agenda oficial de pagamento do reajuste, no dia 12. “Em tantos anos de serviço na educação, nunca tínhamos passado por esse constrangimento”, exclamou a professora Eunice Brússio.

No final da reunião os professores foram informados de que os contracheques de dezembro já estariam disponíveis no sistema da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), contemplando o reajuste salarial, assim como os retroativos dos meses de outubro e novembro.

O presidente do Sinporesemma conclui que o governo ganhou tempo para fazer o pagamento, desrespeitando os dez mil aposentados da rede, que ficaram sem entender porque foram excluídos do reajuste: “Mais uma vez foi preciso pressão do sindicato e estratégia de ação pública para o governo cumprir sua obrigação. É sempre assim, o sindicato mobiliza e o governo paga”, frisa o presidente. Opinião compartilhada pelo diretor de comunicação do sindicato, Júlio Guterres, que também avaliou a postura do Estado: “Comprovadamente, esse governo só atende e respeita a classe trabalhadora na base da pressão e da cobrança pública”.
 Sinproesemma

Nenhum comentário:

Postar um comentário