Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cometa é a grande atração no céu neste fim de ano

Foto do último dia 22 mostra o cometa Lovejoy e sua imensa cauda no céu à esquerda do VLT, principal telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO) no Chile
Foto: Guillaume Blanchard / ESO

‘Lovejoy’ pode ser visto em boa parte do Brasil com a ajuda de binóculos

RIO - Um visitante cósmico inesperado acabou se tornando uma grande atração no céu neste fim de ano. Visto pela primeira vez em 27 de novembro pelo astrônomo amador australiano Terry Lovejoy, o cometa C/2011 W3 (Lovejoy) pode ser observado com o auxílio de binóculos e pequenos telescópios em boa parte do Brasil, principalmente nos estados das regiões Sul e Sudeste. Para isso, os astrônomos aconselham encontrar um local com céu claro, pouca poluição luminosa e procurá-lo no fim da madrugada e próximo do amanhecer na direção da constelação do Escorpião, a Sudeste.

- Quanto mais distante dos grandes centros urbanos, melhor - diz a astrônoma Daniela Lázaro, do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. - Ele é um cometa brilhante para os padrões gerais, mas ainda assim muito tênue. E, com passar do tempo, vai ficar mais fraco ainda.

O Lovejoy faz parte de um grupo de cometas "suicidas" conhecido como Kreutz, homenagem ao astrônomo alemão Heinrich Kreutz, pioneiro no estudo deles, no século XIX. Acredita-se que eles são os restos de um grande objeto que deixou a Nuvem de Oort, na periferia do Sistema Solar, e foi fragmentado em sua única passagem pelas proximidades da nossa estrela, provavelmente o que ficou conhecido como “o grande cometa de 1106”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário