Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Municípios em débito com o Siops podem ter repasse de recursos suspensos

23022016_repassededinheiro_GovPB
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Municípios que ficarem em débito de informações referentes a homologação dos gastos públicos em saúde no Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops) sofrerão a suspensão ou o condicionamento das transferências constitucionais a partir de 10 de março. As informações a serem prestadas pelos gestores ao Sistema são referentes à 2015.
 
Em consulta ao Siops na manhã desta terça-feira, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) identificou que 2.489 cidades ainda não enviaram seus dados para o Sistema. O número se refere a 45% dos Municípios brasileiros.
 
Não há qualquer informação do Ministério da Saúde sobre prorrogação de prazo. Desta forma, a partir da data estipulada estarão automaticamente suspensas as Transferências Constitucionais e voluntárias para entes que não declararam o 6.º bimestre de 2015. O prazo para entrega do referido bimestre, sem aplicação de penalidade, vai até 2 de março.


Marco regulatório 

Entretanto, conforme a Lei Complementar 141/2012, as transferências constitucionais da União podem ser objeto de condicionamento e suspensão, em razão do descumprimento da aplicação dos percentuais mínimos de recursos em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS) pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, ou face da ausência de homologação das informações no Siops. Assim, serão objeto de condicionamento e suspensão, dentre outros, o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
 
A CNM ressalta que a partir de março o Siops sofrerá alterações devido aos Novos Padrões de Contabilidade Pública, que adotará novas práticas contábeis aplicadas ao Setor Público. Neste cenário, é fundamental o conhecimento sobre essas mudanças pelos gestores municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário