Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

2.º Encontro das Cidades Históricas termina com visita técnica ao centro de São Luís

29022016_cidades_historicas_sec.turismo_maranho



























O encerramento do 2.º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial terminou no último sábado, 27 de fevereiro, com uma visita ao centro de São Luís (MA). O evento foi promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com o Governo do Maranhão e teve o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA) e da Prefeitura de São Luís.
 
Segundo os organizadores o evento reuniu cerca de 450 participantes vindos de todo o país e do exterior, e levou ao Centro Histórico da capital aqueles que queriam ver mais de perto a Atenas Brasileira.
 
Coordenado pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, o passeio “Caminhos da memória” permitiu que dezenas de participantes conhecessem um pouco mais da arquitetura colonial portuguesa ao visitar o centro antigo de São Luís.
 
Roteiro

A visita técnica foi iniciada em frente à Câmara de São Luís, passando pelo Mercado Municipal e pela atual sede da Defensoria Pública do Estado, prédio conhecido pelos balcões de pedra de cantaria e parede de argamassa – diferente dos característicos azulejos. O guia José de Ribamar Costa destacou, ao passar pela Rua Portugal, que São Luís possui o maior conjunto de fachada de azulejos da América Latina.
 
O passeio pela cidade seguiu pela Rua do Trapiche, com parada em frente à Casa do Maranhão - a antiga Alfândega, e pelos casarões que hoje abrigam alguns bares. O Palácio dos Leões chamou a atenção pela história e beleza e alguns participantes pararam para visitar os salões. Já as casas de Ana Jansen e de Graça Aranha remeteram os visitantes a uma viagem no tempo. O passeio foi encerrado na Praça Benedito Leite mas mais da metade do grupo quis continuar e seguiu orientada pelos mapas distribuídos. As escadarias da rua do Giz, a Praça da Faustina e o Desterro foram os destinos seguintes.
 
Recorde

Com recorde de inscrições, o 2.° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial teve 16 horas de programação completamente técnica, “tratando de temas comuns entre as cidades participantes, como a preservação do patrimônio histórico, enfrentamento de problemas sociais, implantação de políticas de melhoria da infraestrutura e a promoção dos sítios históricos enquanto destinos turísticos”, pontuou Delma Andrade, secretária-adjunta de Cultura e Turismo do Estado.
 
Os participantes terão acesso aos certificados no site do evento, além de arquivos e fotos e ainda à Carta de São Luís, documento final que conterá os pontos levantados no encontro que colocou o Patrimônio Histórico no foco das discussões.
 
Acesse aqui o site do 2.º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

Informações da Secretaria de Estado de Turismo do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário