Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Projeto torna obrigatória a oferta de internet nas escolas do ensino fundamental e médio

Ag. Senado

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um Projeto de Lei do Senado Federal (PLS) torna obrigatória a disponibilidade de internet para os alunos do ensino fundamental e médio, das redes pública e privada, para fim educacional. A matéria foi apresentada pelos participantes do programa Jovem Senador, e está na pauta de votações da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) desta terça-feira, 1.º de março.

 
A sugestão apresentada em 2014 passou por análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e foi transformada no Projeto de Lei do Senado (PLS) 280/2015. O texto argumenta que todas as escolas públicas urbanas deveriam estar conectadas à internet até o final de 2010. No entanto, o Censo Escolar indicou que 5,5 mil delas não tinham internet, até 2013.
 
O relator do texto na CE, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), é a favor da aprovação do texto. Apesar de considerar o projeto meritório, o senador lembrou que um tema não deve ser disciplinado por mais de uma lei, motivo pelo qual preferiu introduzir as alterações na Lei 9.394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação.
 
Fechamento de escolas
Ainda em relação a escolas, também consta na pauta o PLS 10/2012 – do ex-senador Vital do Rego – que regula a extinção de unidades escolares da educação básica públicas e o destino de seus patrimônios. De acordo com o substitutivo, as unidades escolares públicas da educação básica somente poderão sofrer reestruturação na sua oferta de escolarização, ou serem fechadas, após a prévia manifestação do Conselho de Educação do respectivo sistema.
 
Isso, sem que haja prejuízo aos alunos e observada a destinação total da receita da venda ou do aluguel de seus prédios ao órgão responsável pela educação, sendo estes recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino público.
 
Informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário