Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Projeto MANDALA deverá ser reativado em Pirapemas

Secretário Paulo Novaes e a equipe técnica



Na tarde dessa terça-feira (29), o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca de Pirapemas, senhor Paulo Novaes e sua equipe técnica, visitaram, no povoado Forquilha, o projeto Agroecológico MANDALA. Esse projeto, iniciado em 2009, tem como principais atividades a criação de peixe e frango, cultivo de hortaliças, batata doce e congêneres.

Durante a visita foi possível detectar o estado de total abandono em que se encontra o local onde antes o produtores cultivavam e colhiam seus produtos. Mas, segundo informações dos próprios moradores, eles não tiveram apoio do poder público durante a gestão 2009-2012 e por esta razão não conseguiram sequer garantir produção para subsistência.

O Gerente de Desenvolvimento Rural de Pirapemas, senhor Henrique Correa, manifestou sua indignação e disse ser inadmissível que o poder público não apoie o pequeno produtor. Considerou uma total falta de responsabilidade do ex-gestor não dar suporte ao projeto.

Após a visita, secretário rural e equipe se reuniram com os moradores daquela localidade em busca de alternativas viáveis para a reativação do projeto.

O presidente da Associação de moradores da localidade abriu a reunião e passou a palavra ao senhor Paulo Novaes. 

Ao iniciar sua fala, Novaes indagou sobre o interesse da comunidade em reativar o projeto MANDALA. Disse que só é possível acontecer se houver força de vontade dos envolvidos. Afirmou que todos terão total apoio da Secretaria e da Prefeitura.

Alguns associados manisfestaram seu desinteresse e justificaram dizendo terem experiências negativas no passado relacionadas à falta de apoio e incentivo por parte da prefeitura local na gestão passada que só os fizeram acumular dívidas e prejuízos.

Porém, Paulo Novaes pediu a todos os presentes para darem um crédito de confiança à nova gestão e afirmou que os resultados serão positivos. Garantiu que se os produtores realmente abraçarem a causa e produzirem, 30% de sua produção estará com venda garantida para a prefeitura.

Ao encerrar suas palavras, Paulo Novaes disse que o município tem pressa para reativar o projeto e espera respostas positivas quanto à participação da comunidade. Acredita que o povoado Forquilha, pioneiro do projeto em Pirapemas, será exemplo para as demais comunidades acreditarem e manifestarem seu interesse em participar.

Para o Secretário e sua equipe, se tudo ocorrer dentro dos planejamentos, já nas primeiras semanas de Maio deste ano aquela comunidade obterá os primeiros resultados.
                                                                                                                         Tribuna de Pirapemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário