Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Etapa municipal da 5º Conferência das Cidades começa em março

Pref. Camaçari (BA)

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que as etapas municipais da 5ª Conferência Nacional das Cidades começam em 1.º de março e vão se prolongar até 1.º de junho de 2013. As etapas estaduais de 1.º de julho a 28 de setembro e a etapa nacional de 20 a 24 de novembro de 2013.

A Conferência deve debater sobre os desafios da gestão urbana e a implantação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) nos Municípios brasileiros.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, é essencial que os novos prefeitos organizem as etapas municipais e promovam um amplo debate com os diversos segmentos sociais quanto à necessidade de implementação de um Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano descentralizado e a gestão democrática das cidades. “É importante que o Município participe tanto da etapa estadual como da municipal para fortalecer as ações definidas nas etapas municipais e o escopo da Conferência”, acredita Ziulkoski.

“A CNM é uma das representantes do segmento municipal no Conselho das Cidades e os gestores devem aproveitar a oportunidade da Conferência, pois é nas etapas municipais que a sociedade e o poder público têm a oportunidade de debater e construir coletivamente um Município melhor”, esclarece o presidente da CNM.

É durante as etapas municipais que o gestor deve avaliar a necessidade de políticas integradas para habitação, transporte-mobilidade e saneamento, além da sistematização das fragilidades e dificuldades na implementação das diretrizes setoriais do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC), Programa Minha Casa, Minha Vida na esfera municipal.  “As etapas municipais não podem ser apenas espaços de eleger delegados para as etapas estaduais”, finaliza Ziulkoski.
 Agência CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário