Eles irão às urnas para decidir se o Pará vai se separar e dar origem a outros dois estados
RIO - Uma nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostra que a maioria dos eleitores do Pará continua rejeitando a divisão do estado, mesmo após o início da propaganda do plebiscito no rádio e na TV. Os paraenses irão às urnas no dia 11 de dezembro para decidir se querem que o Pará se separe e dê origem a mais outros dois estados: Carajás e Tapajós. De acordo com a pesquisa, 62% são contra a criação de Carajás e 61% são contrários a criação de Tapajós.
Mesmo se os paraenses optarem pela criação dos outros dois estados, a decisão final ainda passa pelo Congresso e pela presidente Dilma Rousseff.
Para a realização da pesquisa, encomendada pelas TVs Liberal e Tapajós (afiliadas da Rede Globo no Pará) e registrada no TSE com o número 50.287/2011, foram entrevistados 1.015 eleitores entre os dias 21 e 24 de novembro.
A maior resistência aos novos estados é verificada na região do Pará que ficaria inalterado com a divisão: 85% são contra o Carajás, e 84% são contra o Tapajós. No que seria o Carajás, 16% são contra o novo estado. No Tapajós, a rejeição é de 24%.
Os números indicam uma alta em relação à última sondagem, divulgada em 11 de novembro, quando 58% se diziam contra a criação dos dois novos estados. A alta da rejeição ao Tapajós se deu dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais. Já a rejeição ao Carajás chega a 4 pontos.
O Globo e Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário