Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ajustar pagamento de precatórios às realidades locais será sugestão ao STF

Fellipe Sampaio/STF

Ajustar decisão sobre pagamento de precatórios à realidade dos Estados e Municípios de acordo com a dívida acumulada é o que sugerem representantes paulistas. Incomodados com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou parte do regime de pagamento de precatórios em vigor desde 2009, os gestores vão apresentar propostas à Corte para adaptar o entendimento.

Precatórios são títulos de dívida pública reconhecidos por decisão judicial. O assunto foi tratado nesta terça-feira, 14 de maio, com o ministro Luiz Fux e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

Adams acredita que unidades da Federação com grandes dívidas de precatórios vão discutir várias soluções possíveis e apresentá-las ao ministro no menor prazo possível. As teses também serão debatidas com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), autora da ação que levou o STF a revisar o regime então em vigor.

Sensibilidade
 
Para o advogado, mesmo com o alto quorum para a adequação de efeitos no Supremo é possível emplacar propostas no plenário. “Fux disse que existe grande sensibilidade no STF ao tema, então ele acha que uma proposta bem proporcionada, bem equilibrada, tenderá a ter boa aceitação”, contou Adams. No entanto, ele não descarta que impasse possa ser resolvido, futuramente, com novas articulações no Congresso Nacional.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) defende a modulação dos efeitos da decisão do Supremo para que não perdure a insegurança jurídica.

 Informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário