Ex-Prefeito de Jenipapo dos Vieiras Giancarlos Albuquerque( PDT ) |
A ministra do TSE Cármen Lúcia confirmou nesta quarta-feira (31), decisão de outubro de 2009 do TRE do Maranhão, que cassou o mandato do prefeito e vice-prefeito reeleitos de Jenipapo dos Vieiras, município vizinho a Barra do Corda, na região Central do Maranhão.
Giancarlos Oliveira (PDT) e Jefferson Oliveira Nepomuceno (PSB) foram acusados de asfaltar ruas e conceder aumentos a professores e agentes de saúde no período eleitoral, caracterizando abuso de poder político e econômico.
Da decisão, em caráter monocrático, ainda cabe recurso. Caso o pleno do TSE confirme a senença da ministra serão realizadas novas eleições na cidade porque o pedetista foi reeleito, em 2008, com 59,93% da votação.
O segundo colocado naquela eleição foi o petista Eudes da Silva Neres com 40,07% dos votos. Assim que se confirmar a cassação do prefeito, o presidente da Câmara vai assumir o comando do município até a realização do novo pleito.
Essa nova eleição será indireta, ou seja, só os nove vereadores da cidade vão votar. Isso acontecerá porque Giancarlos está no cargo, nesse segundo mandato, há mais de dois anos. Provavelmente, o novo prefeito sairá do próprio Poder Legislativo municipal.
Apadrinhado do deputado Rigo Teles (PV), Giancarlos ficou “famoso” nacionalmente por ter empregado praticamente toda a família, gato, cachorro e periquito na prefeitura. Este sim ajuda parente reveja aqui .
Leia a íntegra da decisão da ministra Cármen Lúcia.
blog do Décio Sá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário