Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Brasil conta com 18 bens inscritos na lista de Patrimônio Mundial da Unesco

06112015_EBC_cidades_historicas_dest
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Entre as principais atividades da Unesco direcionadas à Cultura no Brasil, está a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial, à qual o país aderiu em setembro de 1997. Desde então, 18 bens foram inscritos na lista do Patrimônio Mundial, resultantes de um trabalho frutífero de colaboração entre os governos federal, Estaduais e Municipais e a sociedade civil.

A Unesco ressalta que o avanço positivo do país na convenção muito se deve ao excepcional e universal valor para a cultura da humanidade que paira no Brasil. A fim de implementar ações de cooperação técnica com as diversas administrações dos sítios brasileiros com os chamados Patrimônios da Humanidade, a Unesco apoia o governo brasileiro na preservação do legado cultural do país.

Tal iniciativa abrange, além do patrimônio histórico, o natural e o imaterial, o que envolve as tradições orais, cultura e arte populares, línguas indígenas e manifestações tradicionais. As manifestações culturais brasileiras figuram ao lado de outras obras importantes que constituem o Patrimônio Cultural Imaterial do mundo.

Previsões da Unesco

A Unesco estuda acatar proposta de criação de um Centro de Categoria II, voltado para a formação em patrimônio, com ênfase no Patrimônio Mundial. Os saberes se voltariam para a consolidação de um pensamento sobre o tema que melhor reflita os problemas e os desafios do Brasil e da América Latina na elucidação e conservação dos patrimônios culturais.


Informações da Unesco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário