Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sampaio começa hoje a Copa do Brasil jogando fora de casa

 (KARLOS GEROMY

)



Após o título do Campeonato Brasileiro da Série D, o Sampaio volta hoje a disputar uma competição nacional, mas desta vez será a Copa do Brasil. E a estreia será contra o Campinense-PB, às 20h30, no Estádio Amigão, em Campina Grande. Das 25 edições, incluindo 2013, essa será a 18ª participação nesse torneio e a terceira vez que o time começa jogando fora de casa. Nas duas primeiras, empatou: 0 a 0 com o Ipiranga-AP (2004) e 1 a 1 com o São Domingos-SE (2010). Em ambas, o Tricolor maranhense garantiu a classificação jogando a volta em São Luís.

Pelo regulamento da Copa do Brasil, caso o Sampaio vença por dois ou mais gols de diferença, não precisará jogar a partida da próxima quarta-feira na capital maranhense. 
Das 17 vezes que jogou a competição, somente em quatro oportunidades o Tricolor conseguiu avançar para a segunda fase: 2000, 2004, 2010 e 2011. O único representante maranhense que já foi até a terceira etapa da Copa foi o Maranhão, que estreia amanhã contra o Bahia, no Castelão.

Retrospecto

A principal aposta do Sampaio é o retrospecto diante dos times de Campina Grande. O Tricolor já enfrentou três vezes os campinenses: empatou duas e ganhou outra. Mas contra o Campinense só aconteceu um confronto. Em 1972, os maranhenses empataram em 1 a 1 no tempo normal, venceram nos pênaltis por 5 a 1 e conquistaram  o título da Série B do Brasileiro. Os outros dois duelos foram contra o Treze: 1 a 0 e 1 a 1.
Para o jogo de hoje, o técnico Everton Goiano ainda não definiu quem será o titular no meio-campo: André Beleza ou Danilo Cruz. Em relação a partida do último domingo, o treinador terá o retorno do volante Arlindo Maracanã e o meia Eloir, que foram poupados no fim de semana. Sendo assim, ficou somente uma vaga para o setor de criação. A maior tendência é que André Beleza seja o dono da camisa 10.
No Campinense, a principal dúvida era o meia Bismarck, que estava contundido. Entretanto, o jogador conseguiu se recuperar a tempo e participou normalmente dos treinos nos últimos dois dias desta semana.

Estadual

Os dois times estão disputando o segundo turno dos estaduais e ambos aparecem na vice-liderança. Enquanto o Sampaio realizou duas partidas e tem quatro pontos, dois a menos do que o líder Maranhão, o Campinense fez 12 pontos, três a menos do que o Auto Esporte. Na Paraíba os times já disputaram seis rodadas.

Duelo de campeões

O confronto entre de hoje em Campina Grande marcará o encontro de dois times que foram campeões recentemente de competições nacionais. No fim do ano passado, o Sampaio conquistou o título da Série D do Brasileiro e subiu para a Série C. Já o Campinense foi campeão no mês passado da Copa do Nordeste.


SAMPAIO NA COPA DO BRASIL
17 participações
38 jogos
8 vitórias
10 empates
20 derrotas
38 gols marcados
68 gols sofridos

PRINCIPAIS ARTILHEIROS
Kléo  3 gols
Roni  3 gols
Gilson        2 gols
Robinho     2 gols
Tico Mineiro        2 gols

SAMPAIO X CAMPINENSES
Sampaio     1x1   Campinense
Sampaio     1x0   Treze
Sampaio     1x1   Treze

ESTREIAS FORA DE CASA
2004
Ipiranga-AP         0x0
Volta 4x0 para o Sampaio

2010
São Domingos-SE         1x1
Volta 2x1 para o Sampaio   

FICHA TÉCNICA
CAMPINENSE-PB
Pantera, Tiago Granja, Roberto Dias, Edvânio e Panda; Welligton, Glaybson, Dedé e Bismarck; Zé Paulo e Jéfferson Maranhense
Técnico: Oliveira Canindé

SAMPAIO
Rodrigo Ramos, Denilson, Mimica, Paulo Sérgio e Deca; Robson Simplício, Arlindo Maracanã, Eloir e André Beleza (Danilo Cruz); Júnior Chicão e Pimentinha
O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário