Powered By Blogger

terça-feira, 12 de março de 2013

Após juramento, cardeais fecham Capela Sistina e iniciam Conclave

Cardeais fazem procissão até a Capela Sistina para votação
Cardeais fazem procissão até a Capela Sistina para votação
Por volta das 13h30 desta terça-feira, os 115 cardeais com direito a voto (com menos de 80 anos) no Conclave já se encontravam trancados dentro da Capela Sistina para a votação que elegerá o novo papa da Igreja Católica. A votação foi iniciada após os estranhos à votação se retirarem e as portas da capela serem trancadas, deixando os cardeais reclusos de interferência externar para iniciar a eleição.  É provável que a primeira fumaça (negra para o caso de não eleição, branca para o caso de termos um novo papa) seja expelida pela chaminé da capela hoje. 

Por volta das 12h30 (horário de Brasília), com os funcionários da Santa Sé à frente, os membros do Colégio Cardinalício iniciaram uma procissão da Capela Paulina para a Capela Sistina cantando orações e invocando nomes de santos. A procissão é encerrada com cada um deles ocupando uma cadeira previamente designada dentro da capela. 

Perto das 13h, em fila única, os cardeais começaram a prestar o juramento de segredo, cerimônia que durou cerca de trinta minutos. 

Na sequência, o mestre de cerimônias emitiu a ordem Extra Omnes, indicando que todas as pessoas estranhas ao Conclave deveriam deixar as dependências da Capela Sistina. Com o fechamento da porta da capela, os cardeais, de fato, se encontram trancados a chave para escolher o novo papa.

Com a ordem, também se encerraram as transmissões de televisão (as imagens são geradas pela TV do Vaticano) e só se voltará a ver os cardeais no momento em que o novo papa for anunciado.
terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário