O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no último dia 8 de setembro, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano de 2015. O índice é divulgado a cada dois anos e foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional, além de estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Criado em 2007, o Ideb é um indicador geral nas redes de ensino pública e privada, calculado com base num indicador de rendimento, resultado das taxas de aprovação apuradas no Censo Escolar e na nota média padronizada do desempenho em língua portuguesa e matemática, obtido nas avaliações externas realizadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Para calcular o índice do Ensino Fundamental privado e Ensino Médio público e privado, são considerados os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado numa amostra de escolas de dois em dois anos desde 1995. No cálculo do Ideb do Ensino Fundamental público, consideram-se os resultados da Prova Brasil, criada em 2005 e aplicada junto com o Saeb, mas de forma universal às escolas públicas com um número mínimo de alunos nas séries avaliadas nesse nível de ensino.
Por variar conforme os resultados da aprendizagem e o percentual de alunos aprovados, o Ideb pode crescer mesmo quando uma dessas duas variáveis piora. Isso quer dizer que o índice pode melhorar com mais aprovação mesmo com queda nos níveis de aprendizagem dos alunos, alerta a Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Resultados em 2015
Para a entidade, o Ideb observado nos anos iniciais em 2015 demonstram que, dos 27 Estados que compõem a rede estadual, 23 atingiram a meta, o correspondente a 85,2%. Na rede municipal de ensino foram avaliadas 4.965 cidades. Desse montante, 3.711 atingiram a meta em 2015, representando 74,7% daquelas verificadas.
Já em relação aos anos finais do Ensino Fundamental, apenas 7 Estados dos 27 que compõem a rede estadual de ensino atingiram a meta (25,9%). Quanto às redes municipais, dos 3.015 Municípios observados 959 atingiram a meta (31,8%).
Visão municipalista
As metas para os anos iniciais em 2015 foram atingidas, conforme sinalizam os números. Porém, como nota a CNM, as expectativas para os anos finais e Ensino Médio as metas continuam estagnadas desde o Ideb de 2013.
Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, os dados demonstram que os gestores municipais estão comprometidos com a melhoria da qualidade do ensino e práticas pedagógicas mais eficientes. Por outro lado, o líder municipalista ressalta que há muitos desafios a enfrentar.
“É necessária a conscientização sobre as estratégias a serem adotadas em cada Município para alcance ou superação das metas do Ideb. Para vencer este obstáculo, é necessário um trabalho em conjunto, um bom funcionamento das escolas, um gestor escolar que acompanhe de perto o trabalho pedagógico e discuta estratégias para avançar na aprendizagem dos alunos e na qualidade do Ensino Fundamental”, afirmou.
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