Powered By Blogger

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Receita envia cartas para contribuintes com problemas na Declaração do Imposto de Renda

Governo do Amazonas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Após constatar indícios de inconsistência nos dados informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2015, a Receita Federal envia aos contribuintes 450 mil cartas com alertas para retificação. Elas ressaltam a possibilidade de autorregularização, por meio da retificação da declaração.

Estas cartas são avisos sobre imposto a pagar ou saldo zero. Ao corrigir a declaração, o contribuinte pode escapar de autuação e multas. De acordo com a Receita, não é costume dos contribuintes procurar o site para resolver problemas com a declaração. A página é mais acessada para consulta do IR a ser restituído.

Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Minas Gerais foram os primeiros Estados a receber a carta. Contribuintes que moram nos demais Estados e no Distrito Federal deverão receber o aviso até setembro.
RegularizaçãoNão é necessário que o contribuinte vá a uma unidade da Receita para a regularização. Basta acessar o extrato da declaração para verificar o motivo da retenção, via site. Para isso, o contribuinte deve localizar a página do e-CAC. Lá estão outras informações relativas ao Imposto de Renda. Quem enviou as informações e identificou algum erro deve fazer a retificação para sair da malha fina.

Para utilizar o e-CAC, o contribuinte precisará ter um código de acesso gerado na própria página da Receita ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada. Para gerar o código, terá de informar o número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos dois últimos exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário