Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Câmara dos Deputados aprova novo Código Florestal

Manifestantes no plenário da Câmara durante a votação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 25, o polêmico texto-base que altera o Código Florestal, impondo uma derrota ao governo Dilma e a ambientalistas.


A proposta, que teve o apoio de ruralistas, agora segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff, que poderá vetá-la integralmente ou em partes.

O texto-base do novo Código Florestal foi aprovado na Câmara por 274 votos a favor e 184 contra. O ponto mais polêmico do relatório do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) foi a regularização das áreas de proteção já ocupadas.

A participação de parlamentares da base do governo Dilma foi determinante para a aprovação do texto-base, uma vez que a oposição não teria número suficiente. Embora quase toda a bancada do PT tenha votado contra o relatório de Paulo Piau, somente três peemedebistas acataram a orientação do governo.

‘Anistia a desmatadores’

O texto-base do novo Código Florestal havia sido aprovado na Câmara em maio de 2011, impondo a primeira derrota ao governo Dilma no Congresso. O texto foi modificado e aprovado no Senado, e então remetido novamente à Câmara, que poderia aceitar ou rejeitar as alterações.

As alterações feitas no texto do Código Florestal do Senado aprovadas nesta quarta podem ser vetadas pelo governo, que desde a semana passada anunciou que não apoiaria o relatório de Piau por sugerir “anistia a desmatadores”.

O PV e o PT acreditam que o relatório aprovado reforça a tese de que o Congresso está transformando o Código Florestal em uma lei de consolidação de atividades agropecuárias ilegais.
Opinião e Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário