Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Secretário Bernardo Bringel faz balanço das ações da Seduc

Secretaria de Estado de Educação  João Bernardo Bringel

Ao fazer um balanço das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação em 2011, o secretário João Bernardo Bringel destacou que este ano foi preparatório para que 2012 fique marcado como o ano da educação no Maranhão. Neste sentido, ressaltou o fortalecimento da dotação orçamentária da Secretaria de Educação (Seduc) para o próximo ano, com o apoio da governadora Roseana Sarney, visando ampliar o trabalho das Unidades Regionais de Educação (UREs). Bringel fez questão de dividir os avanços do setor com o legado deixado pela ex-secretária Olga Simão - hoje na pasta da Ciência e Tecnologia.

Ele destacou como ações pontuais o novo calendário específico para o ano letivo de 2012, os avanços no acordo com os professores da rede estadual de ensino, a oferta de cursos profissionalizantes e a formalização do acordo de cooperação técnica firmado entre Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A parceria com o MEC/Pnud, que teve início na gestão de Olga Simão, foi consolidada em solenidade realizada no salão de atos do Palácio dos Leões, assinada pela governadora Roseana Sarney, o embaixador do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, o representante do MEC, Francisco das Chagas e o secretário de Educação, João Bringel.

Segundo Bernardo Bringel, o acordo de cooperação técnica requerido pela governadora Roseana Sarney junto ao MEC tem o foco direcionado para definir as ações estratégicas de melhoria dos índices educacionais no Maranhão, a partir do diagnóstico elaborado pelo Pnud e a equipe técnica da Seduc.

O secretário de Educação apontou, ainda, que o acordo com o Pnud tem como pilares dois princípios fundamentais para a efetiva melhoria da educação no estado. “Primeiro, o acordo se fundamenta na cooperação técnica. O segundo é a construção de alternativas pelos próprios maranhenses, no âmbito da Seduc, de forma democrática, discutida com os municípios e com a sociedade”.

O projeto tem como foco a educação infantil nos níveis fundamental e médio. No infantil, o convênio prevê a implantação, ampliação da cobertura e a melhoria da qualidade de ensino juntos aos municípios. No fundamental, serão trabalhados pontualmente a redução do analfabetismo, fluxo escolar, a adequação e diversificação da oferta e melhoria da qualidade de ensino. No ensino médio, as equipes da Seduc e Pnud trabalharam a ampliação da cobertura, integração com a educação profissional e fluxo escolar. 
Clique aqui e continue lendo ...
Agência de notícias ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário