Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Gestores devem regularizar conselhos do Fundeb para facilitar fiscalização da aplicação dos recursos

20032012_Giuliano_Gomes_SEED_Gov_Parana2

Os conselhos são um dos meios que podem ser utilizados pela sociedade para acompanhar de perto a implementação dos repasses e também fiscalizar aplicação dos recursos garantindo o direito de milhões de estudantes à qualidade da educação no país.

Assim, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores municipais que 344 Municípios estão com seus Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Cacs/Fundeb) vencidos. E 839 Municípios estão em diversas situações de  irregularidades.

O Cacs/Fundeb tem como prioridade acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos à conta do Fundeb como também monitorar a execução do Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate), além de emitir parecer conclusivo sobre as contas apresentadas, aprovando ou reprovando a execução dos programas.

Segundo informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é preciso que esses conselheiros façam a renovação de seu cadastro e vejam a situação de suas irregularidades, para que ocorra a validação dos dados e não fiquem impedidos de receber os recursos federais.

Conselhos em situação irregular
Para os conselhos em situação irregular, o gestor deve acessar o sistema por meio do portal do FNDE, aba alterar/incluir cadastro. Nesse espaço, vai identificar a situação de irregularidade e o próprio sistema orienta sobre o processo de regularização do Cacs/Fundeb.

Conselhos com mandatos vencidos
Já os Municípios que se encontram com mandatos vencidos, os gestores devem fazer o cadastro dos novos conselheiros no sistema e enviar toda documentação digitalizada no endereço de email fundeb@fundeb.gov.br. Caso ocorra alguma dificuldade no envio da documentação, podem entrar em contato por meio do 0800-616161.

Acesse aqui o FNDE.

Consulte aqui o Cacs/Fundeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário