Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Processo Civil: permitido pagamento de honorários a advogados públicos

SXC.hu

Um dispositivo previsto no novo Código de Processo Civil permite o pagamento de honorários para advogados públicos. Este trecho foi aprovado nesta terça-feira, 4 de fevereiro, no Plenário da Câmara dos Deputados. Os parlamentares votam esta semana vários destaques que alteram o atual CPC – este texto no caso está no Projeto de Lei 8.046/2010.

Com a aprovação do dispositivo, uma lei posterior deve ser criada para garantir este pagamento. Os honorários são pagos ao governo nas ações em que ele é vencedor. A parte perdedora é condenada a pagar um percentual do valor da causa como honorários. Atualmente, este dinheiro vai para os cofres do governo. Quando criada a lei, o novo CPC repassará o valor para o advogado público.

O autor do PL 8.046/2010, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), lembra que outras categorias de servidores públicos, como médicos e professores, também recebem gratificações vinculadas ao desempenho. Em alguns Estados e Municípios essa partilha para os advogados é permitida mesmo sem a lei federal.
Agência CâmaraAgência Câmara 
Contra as bases 
A aprovação surpreendeu, pois as maiores bases na Câmara – do PT, PMDB e PP-Pros – indicaram a rejeição do PL. Para a maioria dos deputados, a divisão dos honorários deve fortalecer a advocacia pública. Para os contrários, esse pagamento pode incentivar os advogados públicos a manter ações apenas para ganhar honorários.

Outro destaque do novo Código de Processo Civil voi votado, mas rejeitado. Ele ampliava as atribuições dos oficiais de justiça ao permitir que eles atuassem como conciliadores. Ficaram para votação nesta quarta-feira, dia 5, pontos como a mudança no regime de prisão do devedor de pensão alimentícia e a emenda para restringir a penhora de contas bancárias e investimentos.

O texto base foi aprovado em novembro de 2013, mas possui 40 destaques que devem ser analisados e votados separadamente. O novo CPC tem como principal objetivo acelerar a tramitação das ações cíveis, que incluem direito de família, do consumidor, trabalhista, tributário, pedidos de indenização, briga de condomínio, questionamento de contratos, entre outros.
Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário