Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Presidente, governador e prefeito poderão ter que se afastar para concorrer à reeleição


Natalia Sá
 
 
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, a proposta que prevê o afastamento do presidente da República, governador e prefeito que decidirem disputar um novo mandato no cargo. Na oportundade, os parlamentares também debateram acerca do fim da reeleição para chefes do Poder Executivo.
 
O projeto original da Proposta de emenda à Constituição (PEC) 48/2012 tornava obrigatório o afastamento destes agentes públicos candidatos à reeleição quatro meses antes do pleito. No entanto, emenda apresentada pelo relator da matéria, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), ajusta o início da desincompatibilização para o primeiro dia útil após a homologação da candidatura.
 
“A proposta em apreço exige o licenciamento antes das convenções partidárias, antes do pedido de registro das candidaturas e antes da homologação das mesmas. É evidente, contudo, que antes da decisão das convenções não há sequer expectativa razoável de candidatura e que, na verdade, candidaturas só passam a ter existência efetiva depois de sua homologação”, justificou o parlamentar.
 
Fim da reeleição
Parlamentares que participaram da discussão defenderam a extinção da reeleição para esses cargos e a ampliação de quatro para seis anos o mandato de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em 2016, estabelecendo, com isso, a coincidência geral das eleições Luiz Henrique é relator da proposta e já pediu sua inclusão na pauta de votações da CCJ.
 
A PEC 48/2012 segue, agora, para dois turnos de votação no Plenário do Senado.
 
Com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário