Powered By Blogger

domingo, 23 de junho de 2013

Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis




A IV CNIJMA terá como tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, com o objetivo de fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

Assim as publicações contidas na biblioteca tem por objetivo subsidiar as escolas na realização da IV 

Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

A publicação Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na escola + educomunicação trata das políticas fomentadas pela Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA) visando a consolidação da escola como um espaço estruturante e permanente para realizar ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente na escola e na comunidade e tem como  objetivo de subsidiar pedagogicamente a tarefa de construir conhecimentos para "Cuidar do Brasil" a partir da reflexão sobre as ações e exemplos no cotidiano escolar. Esta publicação é um convite para que a escola realize a conferência envolvendo estudantes, profissionais da educação e toda a comunidade escolar para dialogar, refletir e agir em prol da qualidade de vida.

O caderno Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis é um subsídio pedagógico para a realização do processo da IV CNIJMA. Tem a função de explicitar o conceito de "espaço educador sustentável" e fornecer o fio lógico para conectar a temática das mudanças ambientais globais com as mudanças almejadas no currículo, na gestão e no espaço físico da escola com vistas à transição para a sustentabilidade.  Este material apresenta ainda sugestões de como o tema pode ser trabalhado para chegar ao produto almejado pela Conferência, isto é, projetos de ação e intervenção que auxiliem a comunidade escolar a modificar os espaços construídos, revisitar os currículos, tornando-os coerentes com as premissas da sustentabilidade socioambiental.

O kit de cadernos Mudanças Ambientais Globais: pensar + agir na escola e na comunidade é composto por quatro publicações, Água, Ar, Fogo e Terra. Em sua abordagem ambiental, são retomados conceitos da filosofia ocidental, como também olhares da literatura e das artes plásticas.  Esses cadernos trazem conceitos-chave, informações e sugestões de atividades relevantes para auxiliar as escolas no aprofundamento da temática concernente à quarta edição da CNIJMA, de forma clara e objetiva.

A publicação Formando Com-Vida - Construindo Agenda 21 na Escola trata a respeito da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Com-Vida e construção da Agenda 21 na Escola, que são políticas fomentadas pela CGEA visando a consolidação da escola como um espaço estruturante e permanente para realizar ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente na escola e na comunidade. Esta publicação também convida para a mobilização da comunidade escolar na organização das conferências infantojuvenis e outras ações que possibilitem o exercício da cidadania socioambiental na Escola.

O encarte "Caderno de Consumo Sustentável – Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade" aborda a questão do consumismo infantil, apresentando informações e dados relevantes sobre essa temática com o objetivo de proporcionar uma reflexão e incentivar mudanças de comportamento de consumo.

A publicação "Revista Turma da Mônica – Cuidando do Mundo",  resultado de uma parceria entre Maurício de Souza e o Ministério do Meio Ambiente, traz de forma lúdica e criativa, temas relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12305/2010), e busca auxiliar  no envolvimento do público infantojuvenil no exercício de criar novos hábitos e valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário