A IV CNIJMA terá como tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas
Sustentáveis, com o objetivo de fortalecer a educação ambiental nos
sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da
comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com
ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação
ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade,
inclusiva e integral.
Assim as publicações contidas na biblioteca tem por objetivo
subsidiar as escolas na realização da IV
Conferência Nacional
Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
A publicação Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na
escola + educomunicação trata das políticas fomentadas pela Coordenação
Geral de Educação Ambiental (CGEA) visando a consolidação da escola como
um espaço estruturante e permanente para realizar ações voltadas à
melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente na escola e na
comunidade e tem como objetivo de subsidiar pedagogicamente a tarefa de
construir conhecimentos para "Cuidar do Brasil" a partir da reflexão
sobre as ações e exemplos no cotidiano escolar. Esta publicação é um
convite para que a escola realize a conferência envolvendo estudantes,
profissionais da educação e toda a comunidade escolar para dialogar,
refletir e agir em prol da qualidade de vida.
O caderno Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis é um
subsídio pedagógico para a realização do processo da IV CNIJMA. Tem a
função de explicitar o conceito de "espaço educador sustentável" e
fornecer o fio lógico para conectar a temática das mudanças ambientais
globais com as mudanças almejadas no currículo, na gestão e no espaço
físico da escola com vistas à transição para a sustentabilidade. Este
material apresenta ainda sugestões de como o tema pode ser trabalhado
para chegar ao produto almejado pela Conferência, isto é, projetos de
ação e intervenção que auxiliem a comunidade escolar a modificar os
espaços construídos, revisitar os currículos, tornando-os coerentes com
as premissas da sustentabilidade socioambiental.
O kit de cadernos Mudanças Ambientais Globais: pensar + agir na
escola e na comunidade é composto por quatro publicações, Água, Ar, Fogo
e Terra. Em sua abordagem ambiental, são retomados conceitos da
filosofia ocidental, como também olhares da literatura e das artes
plásticas. Esses cadernos trazem conceitos-chave, informações e
sugestões de atividades relevantes para auxiliar as escolas no
aprofundamento da temática concernente à quarta edição da CNIJMA, de
forma clara e objetiva.
A publicação Formando Com-Vida - Construindo Agenda 21 na Escola
trata a respeito da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida –
Com-Vida e construção da Agenda 21 na Escola, que são políticas
fomentadas pela CGEA visando a consolidação da escola como um espaço
estruturante e permanente para realizar ações voltadas à melhoria da
qualidade de vida e do meio ambiente na escola e na comunidade. Esta
publicação também convida para a mobilização da comunidade escolar na
organização das conferências infantojuvenis e outras ações que
possibilitem o exercício da cidadania socioambiental na Escola.
O encarte "Caderno de Consumo Sustentável – Consumismo infantil: na
contramão da sustentabilidade" aborda a questão do consumismo infantil,
apresentando informações e dados relevantes sobre essa temática com o
objetivo de proporcionar uma reflexão e incentivar mudanças de
comportamento de consumo.
A publicação "Revista Turma da Mônica – Cuidando do Mundo",
resultado de uma parceria entre Maurício de Souza e o Ministério do Meio
Ambiente, traz de forma lúdica e criativa, temas relacionados à
Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12305/2010), e busca
auxiliar no envolvimento do público infantojuvenil no exercício de
criar novos hábitos e valores.
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