Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de junho de 2013

A prefeita de Claro dos Poções (MG) pede a CNM que ajude na capacitação da gestão

Ag. CNM
  
A prefeita de Claro dos Poções (MG), Maria das Dores de Oliveira, conhecida como Dorinha, esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na tarde desta terça-feira, 4 de junho. A prefeita – também presidente da Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco (Ammesf) – aproveitou a vinda a Brasília para reunião do Conselho Político da entidade, e tratou de alguns assuntos com o departamento Institucional da CNM. Como por exemplo: a possibilidade de promover um curso de licitações com os gestores da região e a atualização do termo de contribuição.

Segundo a prefeita, a capacitação dos servidores municipais resguarda o prefeito, que assume a responsabilidade de toda a gestão. Ela pediu a CNM que continue a criar fóruns de discussões e cursos para ajudar na preparação para o desenvolvimento das funções. “Precisamos preparar melhor nossos assessores para eles não nos colocar em dificuldades”, destacou Dorinha. A prefeita está exercendo o primeiro mandato.

“O que eu estou vendo acontecer com alguns colegas, me deixa muito preocupada”, disse, se referindo a alguns ex-prefeitos. Enquanto está no cargo, salientou a representante pública, o gestor ainda tem como se defender, mas depois é viver dramas atrás de dramas. Dorinha resume sua preocupação em uma frase: “a gente é prefeito por quatro, oito anos e ex-prefeito para o resto da vida”. “Venho, representando os 32 Municípios da Ammesf, pedir que estes órgãos [como a Confederação] nos dê melhor capacitação”, finalizou.

Iniciativa
 
Para atender a necessidade de orientação e capacitação da administração municipal, a CNM tem desenvolvido diversas estratégias. O objetivo é fazer com que informações imprescindíveis cheguem aos prefeitos, e isso faz com que a Confederação elabore cartilhas, livro e publicações com foco nas principais áreas da gestão – Finanças Jurídico, Educação, Saúde e Previdência, por exemplo.

Além disso, a entidade disponibiliza em seu portal na internet dados específicos por área e um campo de notícias – em que são publicadas notícias relevantes e alertar, diariamente. A Confederação também promove diversos cursos de capacitação com os gestores e apoio diversos eventos das entidades estaduais e regionais que visam a atender esta necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário