Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Portal oferece ensino à distância a respeito de políticas sobre drogas

16062016_pedemaconha_Camara.gov
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Assunto que requer conhecimento adequado para orientação e tratamento aos dependentes químicos, o tema drogas, por muitas vezes traz a tona dúvidas e questionamentos, tanto para os especialistas, quanto para as famílias e os próprios usuários que lutam contra a dependência.
 
E para auxiliar no combate às drogas, desde maio uma ferramenta bastante útil está disponível para a população em geral: o Portal Aberta - Formação a Distância em Políticas Sobre Drogas. A plataforma foi criada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 
O site oferece, em formato digital, conteúdos em diversas mídias no campo das políticas sobre drogas, todos voltados tanto à profissionais da área quanto à sociedade civil. Esse material engloba desde o contexto e epidemiologia do uso de drogas até as diretrizes para o cuidado e inclusão social de pessoas com problemas decorrentes do consumo de entorpecentes, passando pela discussão de metodologias de prevenção.
 
Organização do conteúdo

As informações no Portal Aberta são dividas em três eixos: Fundamento e Políticas, Práticas e Instrumentos. No primeiro, são demonstradas as bases teórica-conceituais de políticas públicas no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Em Práticas, são englobadas as diversas formas existentes no contexto dos problemas relacionados ao uso das mesmas substâncias. Por fim, em Instrumentos, é definido o eixo que sustenta ações no contexto dos problemas relacionados a estes entorpecentes.
 
O curso contém 20 módulos que abordam temas como: os cuidados ao usuário de drogas nas perspectiva psicossocial, as substâncias psicoativas e seus efeitos, a redução de danos no cuidado aos dependentes químicos, os padrões de uso de drogas entre outros.
 
Cada módulo é classificado em três, sendo, básico, intermediário e avançado. As classificações indicam o grau de aprofundamento e o embasamento necessário em determinado tema. As informações do Portal Aberta são distribuídas e estruturadas em diversos formatos, como textos, vídeos, infográficos animados e outros recursos.
 
Como forma de tornar a navegação mais dinâmica, todo o conteúdo pode ser reorganizado em trilhas, que é a denominação dada para a junção de módulos em temas que se interligam e podem se desdobrar em outras temáticas.

Clique aqui para conhecer o Portal Aberta - Formação a Distância em Políticas Sobre Drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário