Powered By Blogger

terça-feira, 21 de julho de 2015

RESUMO DOS PRINCIPAIS JORNAIS DO BRASIL



 
O Globo

Manchete: Dirigentes de empreiteira são condenados a 15 anos


PF indicia Marcelo Odebrecht, dono da companhia, por cinco crimes

Na primeira sentença que atinge empreiteiros envolvidos no escândalo da Petrobras, três ex-executivos da Camargo Corrêa cumprirão pena por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro

Numa sentença emblemática, por ser a primeira a punir ex-dirigentes de empreiteiras pelo escândalo de corrupção na Petrobras, o juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal em Curitiba, condenou o ex-presidente e o ex-vice presidente da Camargo Corrêa, além de outro ex-executivo da empresa, a 15 anos de prisão por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Dois deles, porém, terão a pena reduzida porque fizeram acordo de delação premiada. A PF indiciou o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, por cinco crimes. Para o procurador Deltan Dallagnol, da Lava-Jato, a condenação mostra que "ninguém é intocável na República'.’ (Página 3)
Caixa-preta se torna marca de sindicatos


A falta de fiscalização e transparência beneficia sindicatos e abre portas para fraudes. O Ministério do Trabalho e a Caixa não informam quanto cada um dos 10.620 sindicatos do pais arrecada. O total da contribuição sindical chegou a R$ 3,18 bi no ano passado, informam Henrique Gomes Batista, Ruben Berta e Tiago Dantas. (Pág. 6)
Aéreas cortam voos no Brasil


Empresas aéreas brasileiras e estrangeiras estão reduzindo a oferta de voos no país. A TAM cortará até 10% dos voos domésticos este ano. (Pág. 17)
EUA e Cuba reabrem embaixadas


Países ressaltam haver longo caminho para normalização

Após 54 anos de hostilidade mútua, Cuba e EUA reabriram ontem suas embaixadas em Washington e Havana. Os dois países, no entanto, reconheceram que a medida foi apenas o primeiro passo num longo caminho para uma total normalização das relações. O governo cubano quer o fim do embargo e a devolução da base de Guantánamo, enquanto o americano pede avanços na área de direitos humanos.
(Pág. 23)
Investigado, Cunha recorre contra Moro


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, entrou com recurso no STF para tentar afastar o juiz Sérgio Moro de um dos processos da Lava-Jato. Ele quer que a ação vá para o STF. (Pág. 5)
Eleição da Fifa será em fevereiro (Pág. 26)

------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Justiça condena 3 da Camargo; PF indicia dono da Odebrecht


A Justiça condenou ex-executivos da Camargo Corrêa por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Também ontem, a Polícia Federal indiciou o empresário Marcelo Odebrecht, presidente da maior empreiteira do País, e mais cinco funcionários e ex-funcionários. As duas decisões são desdobramentos da Operação Lava Jato. Foi a primeira condenação de construtora, ainda em primeira instância. Os crimes se referem à refinaria Abreu e Lima. Dalton Avancini, que presidiu a Camargo Corrêa, e Eduardo Leite, ex-diretor vice-presidente, foram condenados a 15 anos e 10 meses. Como fizeram delação premiada, receberam prisão domiciliar. João Ricardo Auler, ex-presidente do Conselho de Administração, pegou 9 anos e 6 meses. A Camargo Corrêa diz que “tem empreendido esforços para identificar e sanar irregularidades” e reforçado sistemas de controle. A Odebrecht disse que, “embora sem fundamento sólido”, o indiciamento já era esperado. (Política pág. A4)
PF vê propina em seis obras


Segundo relatório da Polícia Federal que indiciou Marcelo Odebrecht, pesam sobre executivos e ex-executivos da empresa indícios de crimes em pelo menos seis obras. (Pág. A4)
Cunha quer que Supremo conduza ação de Moro


A defesa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) apresentou reclamação no STF contra a 13.“ Vara Federal de Curitiba por “usurpação de competência” do juiz Sérgio Moro, responsável pela condução da Lava Jato. Após ser criticado por parlamentares investigados na operação, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse ontem que “investiga fatos, jamais instituições”. (Política pág. A6)
Para governo, CPI do BNDES põe economia em risco


O Planalto avalia que a CPI anunciada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),para investigar contratos do BNDES pode paralisar a instituição e causar prejuízos à economia maiores que os provocados pela CPI da Petrobrás. O governo estuda abrir linha de capital de giro financiada pelo BNDES para socorrer empresas em dificuldades após a Lava Jato e evitar demissões, mas o plano terá de ser abandonado se a CPI vingar (Política pág. A6)
Temer fala em ‘crisezinha’


O vice-presidente Michel Temer disse em Nova York que o País não enfrenta crise institucional, mas uma “crisezinha política" por causa da posição de Eduardo Cunha. (Pág. A6)
Cuba e EUA reabrem embaixadas e reatam relações


A embaixada de Cuba em Washington foi reaberta ontem em uma cerimônia que pôs fim a 54 anos de rompimento diplomático. A abertura reuniu o ministro de Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, e o secretário de Estado americano, John Kerry. Apesar da reaproximação, os dois voltaram a divergir sobre o futuro da base militar de Guantánamo, arrendada pelos Estados Unidos em 1903. (Internacional págs. A8 e A9)
Cubanos temem ser deportados


Nos EUA residem atualmente cerca de 25 mil cubanos com ordem de deportação emitida. Esses imigrantes não foram enviados a Cuba porque o presidente Raúl Castro não deu autorização para seu regresso, mas agora, com o restabelecimento das relações diplomáticas, eles temem ser deportados. (Pág. A5)
Crise faz TAM cortar em 10% sua operação doméstica


A TAM reduzirá entre 8% e 10% sua oferta de voos nacionais nos próximos meses e vai cortar cerca de 560 dos trabalhadores - em torno de 2% do total de empregos. A companhia aérea, dona de 36% de participação de mercado, informou que fará os cortes na malha de voos gradativamente, sem deixar de operarem nenhum destino. A empresa atribui a decisão à piora no cenário macroeconômico. (Economia pág. B1)
Blatter e os dólares


Presidente da Fifa foi surpreendido por cédulas falsas jogadas por comediante; eleições para direção da entidade acontecerão em fevereiro. (Esportes pág. A16)
Ives Gandra Martins


O direito de defesa e a crise

Não posso deixar de manifestar minha imensa preocupação com medidas que fragilizam o direito à defesa, fundamental na democracia. (Espaço Aberto pág. A2)
José Paulo Kupfer


Dilemas do ajuste

O governo pode manter a meta original de superávit primário ou revisá-la. O problema é que será preciso combinar com um Congresso hostil.

(Economia pág. B4)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete : Ex-executivos condenados a até 15 anos na Lava-Jato


Dos três ex-dirigentes da Camargo Corrêa, só um deve cumprir pena em regime fechado. Polícia Federal indiciou Marcelo Odebrecht, presidente da maior empreiteira do país. (Notícias 10 e 11)
Empresários e aliados criticam elevação do ICMS


Proposta do governo deve ser apresentada à Assembléia em agosto. (Notícias 19 e 20)
Laços refeitos entre Cuba e EUA


Embaixadas de Havana e de Washington são reabertas nos dois países. (Notícias 12)


Visões de líderes sindicais e de classe para o RS


Série iniciada em junho com empresários propõe debate para retomar desenvolvimento. (Pág. 21)
Afogado em dólares falsos e desculpas (Esporte 31)

------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Justiça condena primeiros empreiteiros na Lava Jato


O juiz Sergio Moro condenou à prisão três ex-executivos da Camargo Corrêa, por corrupção, lavagem de dinheiro e atuação em organização criminosa. É a primeira condenação de pessoas ligadas a empreiteiras na operação que investiga desvios na Petrobras. Cabe recurso.

As penas de Dalton Avancini, ex-presidente, e Eduardo Leite, ex-vice, são de 15 anos e 10 meses em regime semiaberto —ambos são delatores na Lava Jato. A de João Ricardo Auler, ex-presidente do Conselho de Administração, é de 9 anos e 6 meses, em regime fechado.

Segundo a sentença, houve pagamento de R$ 50 milhões de propina para conseguir contratos em obras de refinarias da Petrobras. Moro defendeu que a Camargo faça acordo de leniência com a Controladoria-Geral da União a fim de se livrar de punições administrativas.

Os réus ainda foram condenados a devolver dinheiro à Petrobras e a pagar multas criminais e civis. Como a condenação foi em primeira instância, o advogado de Auler disse que recorrerá. A defesa de Avancini e Leite afirmou não ver razão, por ora, para fazer mesmo. (Poder A4)
Presidente da Odebrecht e 4 executivos são indiciados


Anotações encontradas pela Polícia Federal em celulares de Marcelo Odebrecht sugerem que o empreiteiro tentou obstruir investigações da Lava Jato, antes de ser preso. Numa delas, ele fala em coordenar ações com o “grupo de crise do governo". A PF o indiciou por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro. A defesa de Odebrecht não foi localizada. Outros quatro executivos da firma foram indiciados. (Poder A6)
Crise econômica faz retomada de veículos crescer


Com o agravamento da crise econômica, empresas de recuperação de crédito reduziram os prazos de cobrança para os consumidores que não conseguem pagar o carro. A retomada de veículos por inadimplência cresceu 28% neste ano. (Mercado A13)
Haddad maquia metas com obras ainda incompletas


A gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) infla o balanço de metas com obras em andamento para melhorar seu desempenho. Adotada por Gilberto Kassab (PSD), a prática era chamada de “maquiagem "pelo PT. A prefeitura afirmou que vai rever o método. (Cotidiano B1)
Blatter reaparece, leva chuva de dólares e marca eleição da Fifa (Pág. B6)

EUA e Cuba reabrem suas embaixadas com festejos

A bandeira cubana voltou a tremular na embaixada do país em Washington sob aplausos e gritos de “Viva Fi-del” e “Viva Cuba”. Entre os que testemunharam o fato, a maioria era a favor da reaproximação, mas houve protestos, relata Marcelo Ninio.

Em Havana, não houve celebração oficial nem hasteamento da bandeira, apenas uma cerimônia reservada a funcionários, informa o enviado Samy Adghirni. Broches com as cores da bandeira dos EUA foram distribuídos no local. (Mundo A9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário