Powered By Blogger

sábado, 11 de agosto de 2012

Estudantes pirapemenses foram expulsos de curso do IFMA ministrado em Pirapemas


Pirapemas pede socorro por  Justiça Social 

ESTUDANTES ADVENTISTAS EXPULSOS DO IFMA POR CAUSA DA GUARDA DO SÁBADO



Um grupo de cinco alunos (relação abaixo) da Igreja Adventista do sétimo dia que cursavam desde o mês de fevereiro de 2012 o curso superior de Matemática do IFMA- Campus Codó/PARFOR de Pirapemas-MA,foram expulsos  do curso por causa da guarda bíblica do sábado.

Os Adventistas do sétimo dia observam a guarda bíblica do quarto mandamento da lei de Deus que requer a santificação das horas do dia de sábado, desde o pôr do sol da sexta feira ao pôr do sol do sábado,como descrito na bíblia sagrada, reservando a este dia somente atividades espirituais; reforço do relacionamento familiar; visitação e ajuda aos necessitados; administração de cursos bíblicos; combate aos estresse e contemplação da natureza criada por Deus, abstendo-se completamente de qualquer trabalho rotineiro e estressante do dia a dia como requer o mandamento de Deus.

Este curso de matemática do IFMA é ministrado todos os finais de semana, com o seguinte calendário: Sextas feiras: aulas das 14h às 17:30h e das 19h às 22h. Sábado: aulas das 7h às 11:30h e das 13h às 16:30h.

Os alunos adventistas vinham compensando as aulas da sexta feira à noite e as aulas de sábado,mediante acordo com os professores, com a contratação de professores particulares e pesquisas em livros e na internet para reposição das aulas não assistidas neste período sabático (pôr do sol da sexta feira ao pôr do sol do sábado), bem como a apresentação de trabalhos e pesquisas aos professores do conteúdo não assistido em sala de aula. Ressalta-se que não foi oferecida nenhuma alternativa oficial para as aulas neste período, como por exemplo aulas no primeiro dia da semana (domingo).

Acontece que a direção do curso em Pirapemas-MA informou em 10/08/2012 aos alunos que a Reitoria do IFMA Campus Codó-PARFOR não aprovou esta deferência especial que os professores vinham concedendo aos alunos adventistas para reporem as aulas não assistidas no período sabático e decidiram expulsá-los arbitrariamente do curso de matemática sem a apresentação de nenhuma alternativa.
 
Vale ressaltar que esta decisão arbitrária contraria os princípios de nossa constituição federal que proíbe a vedação de direitos por causa de crença religiosa, contrariando o princípio constitucional da liberdade religiosa.

Relação dos alunos expulsos do curso de Matemática do IFMA - Campos Codó- PARFOR em Pirapemas:

1- Irinete Maciel Silva
2- Sandra Rosana da Silva Vieira
3- Francisco das Chagas Silva Miranda
4- Adriana Campos da Silva

5- Suely dos Santos
Fonte: o amigo Rômulo José Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário