Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Deputados eleitos e reeleitos tomam posse no domingo, dia 1.º, e escolhem novo presidente da Casa

Ministério da Justiça



Neste domingo, dia 1.º de fevereiro, tomam posse os novos parlamentares, eleitos ou reeleitos nas Eleições de 2014. Na Câmara, 513 deputados assumem as vagas a que têm direito às 10 horas, durante sessão preparatória no Plenário Ulysses Guimarães. Do total de empossados, 289 são deputados reeleitos, 26 tiveram mandato em algum momento e 198 nunca exerceram o cargo.

Os homens são a maioria, com 462 cadeiras. As mulheres ocupam as demais 51, são apenas 10%. Do total de eleitos para este mandato, 410 possuem ensino superior completo; 187 tem entre 51 e 60 anos. Os brancos também são maioria, 80,1%. Pardos somam 15,8% e negros, 4,1%.

Como manda o regimento interno da Casa, o deputados mais idoso entre os com maior número de mandatos, neste caso o parlamentar Miro Teixeira (Pros-RJ), irá proclamar o nome dos eleitos. Depois disso, eles fazem o juramento de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Os deputados terão até as 13h30min para registrarem a formação de blocos parlamentares na Secretaria-Geral da Mesa Diretora (SGM). Às 14h30min, está marcada a primeira reunião de líderes para definir quais partidos ou blocos ocuparão quais cargos na Mesa Diretora. Ela é composta pela Presidência da Câmara dos Deputados, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências. Todos com mandato de dois anos.

Eleições para presidência


Depois da posse dos deputados, acontece a eleição para presidente da Câmara. Arlindo Chinaglia (PT-SP), com apoio do PT, do Pros, do PCdoB e de parte do PR e do PSD; Chico Alencar (Psol-RJ), candidato oficial pelo Psol; Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apoiado por PMDB, PTB, Democratas, Solidariedade e PSC; e Júlio Delgado (PSB-MG), com apoio do PSB, do PSDB, do PV e do PPS são os candidatos.

Ainda há tempo para novas candidaturas, pois o prazo termina às 17 horas de domingo. A eleição da Mesa começa às 18 horas. O candidato deve receber a maioria absoluta dos votos, incluídos os votos brancos e excluídos os nulos. Se houver segundo turno, quem obtiver a maior parte dos votos dos presentes vence. Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso, com maior número de legislaturas. Os demais cargos serão definidos na reunião de líderes no mesmo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário