Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de março de 2014

Meninas de 11 a 13 anos de todo país serão vacinadas contra o vírus HPV

 Meninas de 11 a 13 anos de todo país serão vacinadas contra o vírus (Walquerley Ribeiro/Prefeitura Palmas)
Começa nesta segunda-feira (10), em todo o país, a vacinação gratuita contra o HPV, vírus que pode provocar câncer de colo do útero. O público-alvo são as adolescentes de 11 a 13 anos e a meta é vacinar cinco milhões de jovens.

A vacina protege contra quatro tipos de HPV, vírus que é transmitido pela relação sexual, sem proteção. Segundo o Ministério da Saúde, o vírus é responsável por 95% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro mais comum entre mulheres.

“A gente tem que cuidar, é uma responsabilidade dos pais, elas não têm ainda o poder de decidir, nós como pais temos que tomar essa atitude e levar para vacinar", fala a dona se casa Sirley Ramos.
 
A vacina não tem contra-indicação e é encontrada nos postos de saúde, mas também deverá ser aplicada em escolas públicas de todo o país.

Para receber a dose, é preciso apresentar a carteirinha de vacinação no posto de saúde ou um documento de identidade. São três doses obrigatórias para que a vacina funcione bem. A segunda deve ser aplicada seis meses após a primeira e a terceira dose, cinco anos depois. A vacina não substitui o uso da camisinha para prevenção de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

“É uma vacina relativamente nova, mas as pesquisas mostram uma eficácia alta, mais de 90%”, explica a infectologista Juliane Oliveira.

A psicóloga Patrícia Ribeiro dá orientações sobre como falar sobre o assunto com os adolescentes. “Pré-adolescente tem pânico de conversa formal, porque fica parecendo: ‘Ih, lá vem, vou levar outro sermão’, e a ideia não é dar um sermão sobre o assunto, é orientar a respeito. O fato de você conversar sobre sexo não quer dizer que você esteja dizendo ‘ô, vai lá que está na hora, aos 11 anos de idade’, mas você está orientando”.
G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário