Powered By Blogger

terça-feira, 12 de abril de 2011

Liceu, Cintra e escolas do interior de volta às aulas

Por Pedro Sobrinho, do imirante.com:

Professores e alunos retornaram às aulas nesta segunda-feira no Liceu Maranhense. De acordo com o diretor da escola, Deurivan Rodrigues Sampaio, estão matriculados 2.400 estudantes nos três turnos. Ele disse que 90% dos estudantes voltaram a assistir aula. Muitos deles estão indignados com os mais de 30 dias de paralisação. Na opinião dos alunos, a greve compromete o ano letivo e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Prédio do Liceu Maranhense

São 35 professores apenas no turno matutino, sendo que desse total 22 estão trabalhando normalmente. O objetivo dos professores é fazer cálculos para evitar prejuízos maiores até porque os alunos já estão com o ano letivo sob ameaça.

Um carro de som do sindicato está na porta da escola, onde aproximadamente 30 professores participam de um ato de resistência. Para Deurivan Rodrigues, esse tipo de protesto só prejudica o trabalho dos alunos e professores que querem trabalhar.

- Receosos da possibilidade de conflitos, já tomamos as providências cabíveis acionando à Polícia Militar para dar garantia aos alunos e docentes que estão desde as 7h20 na escola. Não queremos confronto, mas o diálogo e que prevaleça o bom senso do sindicato. O aluno quer aula e o professor precisa trabalhar com tranquilidade. A gente espera que o sindicato seja sensível e reconheça que não tem mais para aonde apelar, pois o Supremo Tribunal Federal decidiu pela ilegalidade da greve, na última terça-feira (5). O mais viável neste momento é permitir que as aulas voltem à normalidade. – ressaltou.

Além do Liceu , houve a retomada das aulas no Cintra, localizado no bairro do Anil. As Unidades Regionais de Educação (UREs) informaram à Seduc que na maioria dos municípios, a exemplo de Açailândia, Presidente Dutra, Capinzal do Norte, Dom Pedro, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha, Joselândia, as escolas já estão funcionando normalmente.

A decisão dos professores de retornar às suas atividades também atende ao apelo da secretária de Estado da Educação, Olga Simão, aos docentes. Ela afirmou que o Governo sempre esteve aberto à negociação com o sindicato. Ilegalidade

O STF ratificou a decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que considerou ilegal a greve de professores da rede estadual de ensino e determinou a multa diária de R$ 50 mil, caso a decisão não fosse cumprida pelo sindicato. Na mesma decisão, o TJ determinou o desconto dos dias parados dos professores que permanecerem fora da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário